quarta-feira, 18 de julho de 2012

Projetos de leitura em família

Leitura em vai e vem e Já sei ler
Os projetos de promoção da leitura em família para o ensino pré-escolar e 1.º ciclo "Leitura em vai e vem" e "Já sei ler" do Plano Nacional de Leitura revelaram-se ser excelentes veículos de promoção da leitura em família nos primeiros anos da criança. Dado o sucesso dos projetos, entendeu-se ser prioritária a integração dos mesmos no Plano Regional de Leitura.

Os projetos promovem a circulação de livros entre o jardim de infância / a escola e a casa, podendo envolver toda a família. Promovem, ainda, a troca de leituras e realçam a importância de registar o que já foi lido e que pode ser partilhado entre alunos, pais e educadores / professores.
A participação da família é fundamental na criação de hábitos de leitura nos primeiros anos, propondo-se a escola como moderadora privilegiada neste processo.

O projeto "Leitura em vai e vem" propõe a interação do jardim de infância com a família, de forma a incentivar a leitura junto das crianças mais pequenas.
Para esse fim, foi remetido para os jardins de infância da Região Autónoma dos Açores um conjunto de material pedagógico composto por: 
  • Mochilas;
  • Folhetos desdobráveis de registo de leitura individual;
  • Folhetos para os educadores;
  • Folhetos para pais /família.
O projeto de promoção de leitura "Já sei ler" propõe aos professores do 1° Ciclo que incentivem a leitura em família.
Sugere-se a utilização de estratégias que favoreçam o empréstimo dos livros existentes na sala de aula, ou da biblioteca escolar, e a troca de livros entre os alunos para que possam ler em casa com os pais/família. Propõe-se que o professor faça o acompanhamento das leituras incentivando o hábito de registos e promovendo a partilha de opiniões entre alunos e entre a escola e a família. 
Para esse fim, foi remetido para as escolas com 1.º ciclo da Região Autónoma dos Açoes um conjunto de material pedagógico composto por: 
  • Mochilas
  • Folhetos de sugestões para o professor;
  • Folhetos de sugestões para pais /família;
  • Livros de leituras.
Os materiais enviados e outros conteúdos com informação completar que podem ser impressos estão disponíveis no portal da educação.

Sem comentários:

Enviar um comentário